Quem nunca viu venha ver ... Angola Volta ao Mundo

Eventos na pedra da Cebola

http://www.pedradacebola.com.br/

Nos reúnimos para os treinos no Parque Pedra da Cebola todas terças e quinta-feiras, das 20:00 ás 22:00.

Aulas de música duas sexta-feiras do mês das 20:00 ás 22:00.*

Roda de Angola todo terceiro domingo do mês. *

Contato Ananda: (027) 9274 9634

Localização e acesso: Situado na Grande Goiabeiras, próximo à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Possui três acessos: Av. Fernando Ferrari, pela Av. Carlos Gomes de Sá com Rua João Batista Celestino e Av. Des. Demerval Lyrio com Rua Vicente de Oliveira.

Bairros: Mata da Praia, Morada de Camburi e Jardim da Penha,Morada de Camburi

Ônibus: linhas municipais e Transcol via Av. Fernando Ferrari-Ufes.

Telefone:33274353

*Aulas sujeitas a mudanças na programação.



19/11/2009

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


No ano de 2001, me lembro como se fosse ontem, das discussões e polêmica acerca das políticas de reserva de cotas para negros nas universidades federais brasileiras.
Apesar de todo rebuliço, dos pós e contras, essa política é uma realidade no nosso sistema acadêmico hoje.
Dia 20 de Novembro de 2009, dia da Consciência Negra, É FERIADO!
Está novidade foi uma decisão do Superior Tribunal Federal, fica decretado a critério dos municípios, o cumprimento do feriado ou ponto facultativo.
A data homenageia Zumbi dos Palmares, um dos líderes do mais conhecido núcleo de resistência contra a escravidão no país: o Quilombo dos Palmares.
O governo federal neste dia é responsável por promover diversas atividades em comemoração à data.
A mais interessante de todas as notícias acerca desse dia, contudo, é o lançamento de uma marca que será atribuída aos produtos artesanais produzidos por comunidades quilombolas. Será o “Selo Quilombola”, seu objetivo é agregar identidade e valor econômico a essa produção.
É muito bom finalmente vermos a inclusão do negro e a valorização de suas raízes e cultura. Mesmo que com mais de um século de atraso, desde a abolição.
A esperança de todos nós militantes, em prol da resistência deste movimento, que tem sua história iniciada lá no Quilombo dos Palmares, é o fim do preconceito existente e latente em nosso país, mesmo que velado. E principalmente o reconhecimento que a maior riqueza de nosso país está refletida em nossa diversidade. Em todos os aspectos nossa pátria é diversa, e por isso até invejada.
Continuemos lutando a luta de Zumbi, que seja nos nossos dias 20 de novembro, de cada dia. Lutemos pela liberdade e garantia dos direitos conquistados até hoje e do porvir.

Um comentário:

  1. Viva Zumbi! Viva GangaZumba! Viva Pastinha!

    Nas Favelas, nas periferias, em qualquer pedaço aonde estejam seu povo resistindo o sistema, Africa vive!

    ResponderExcluir