Quem nunca viu venha ver ... Angola Volta ao Mundo

Eventos na pedra da Cebola

http://www.pedradacebola.com.br/

Nos reúnimos para os treinos no Parque Pedra da Cebola todas terças e quinta-feiras, das 20:00 ás 22:00.

Aulas de música duas sexta-feiras do mês das 20:00 ás 22:00.*

Roda de Angola todo terceiro domingo do mês. *

Contato Ananda: (027) 9274 9634

Localização e acesso: Situado na Grande Goiabeiras, próximo à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Possui três acessos: Av. Fernando Ferrari, pela Av. Carlos Gomes de Sá com Rua João Batista Celestino e Av. Des. Demerval Lyrio com Rua Vicente de Oliveira.

Bairros: Mata da Praia, Morada de Camburi e Jardim da Penha,Morada de Camburi

Ônibus: linhas municipais e Transcol via Av. Fernando Ferrari-Ufes.

Telefone:33274353

*Aulas sujeitas a mudanças na programação.



12/09/2009

Dia de Conscientização e Coleta de Lixo no Quilombo


Sábado, 12 de Setebro de 2009.

Comunidade Quilombola de Retiro de Mangaraí, Santa Leopoldina.

O dia começou cedo e chuvoso para o grupo que se deslocou de Vitória para o Quilombo esta manhã. 
As atividades previstas: 
Palestra de conscientização sobre o consumo de energia. Com a participação dos responsáveis pelo apoio da EDP e Energias do Brasil.
Palestra sobre lixo e reciclagem. Com a participação de especialista do IEMA.
E o multirão de coleta de lixo em pontos estratégicos da comunidade Quilombola de Retiro.
Contamos com a participação dos integrantes do grupo Volta ao Mundo de Vitória e do quilombo, assim como outros integrantes da comunidade e do grupo de jovens.
Recebemos os participantes com uma mesa de café da manhã repleta de delícias, que já conhecemos, produzidas pelos quilombolas, e o tempo das palestras foi suficiente para que a chuva estiasse e pudessemos meter a mão na massa "literalmente". 
Munidos de sacolas de plástico e luvas, as crianças e adultos se dividiram em grupos e começaram a coleta. Foram retiradas aproximadamente quarenta sacolas de lixo cheias, mais alguns entulhos. Dentre os tipos de lixo mais  encontrados  estão:  as garafas PET, embalagens plásticas de todos os tipos e garrafas de vidro muitas vezes quebradas, um perigo visto que se espalham por lugares onde pessoas transitam descalças. Os locais onde a concentração de lixo é mais crítica é entre os cafezais.
A coleta de lixo e a preservação do meio ambiente para essa comunidade é muito importante, visto que dependem diretamente da terra e dos recursos provenientes dela e dos rios. Além do que sua sustentabilidade no futuro se baseia nas boas condições das áreas conservadas para exploração do turismo, que é parte do planejamento para a melhoria, ampliação e geração de oportunidades dentro da comunidade para o futuro dos jovens.
Ao fim das atividades relaxamos em um momento artístico através da confeção de placas coloridas e cheias de atitude para chamar atenção e conscientizar as pessoas para a questão do lixo, afinal lugar de lixo é na lixeira.


2 comentários:

  1. Liz, que lindo o relato que fez! O evento realmente foi muito interessante e muito importante para a comunidade. E ameio blog!!! tá lindo.
    beijos
    Ananda - Trenel Afoita

    ResponderExcluir
  2. Lizanda
    Muito legal o blog, muito legal mesmo, viu.
    Bjs
    Ludmila

    ResponderExcluir